Usuários podem contribuir com versos para criação de ópera colaborativa pelo Twitter. (Foto: Reprodução)
Mas a experiência, iniciada há uma semana, está se tornando um grande desafio, já que é difícil dar um jeito na confusão de ideias e juntar uma série de posts de até 140 caracteres cada, por vezes excêntricos.
Entre as contribuições estão, por exemplo: "Um pequeno pássaro twitta ali, Ele canta sem nenhum cuidado, Se só nós podemos ser tão livres, sem as preocupações e...", ou "... preocupações de um niilista. Gostaria de trazer-lhe flores, mas morreriam. Gostaria de te amar, mas, por quê?".
Ou ainda "O pássaro respondeu: 'Flores são estranhas para mim, Os frutos da natureza, a meu ver, são vermes e sementes, e gatos e ratos --" e "Nozes, avelãs eu amo." Bang! O pássaro caiu do céu, morto, suas pequenas asas foram congeladas".
"Nossas desculpas para quem está achando isso um pouco confuso. É tudo um experimento. Fomos sugerindo que as pessoas 'twittem' para @youropera, mas sugeriram que seria melhor 'twittar' para um hashtag", escreveu o moderador online da ópera on-line.
Até o momento já foi finalizada a primeira cena do Ato I e a expectativa é de que até mês que vem seja possível colocar música na obra. Quando o trabalho estiver concluído, a ideia é levar a ópera a público, como parte de um evento especial, em setembro.
Mas, por enquanto, os rumos da ópera continuam tumultuados, como mostra um post desta segunda: "Então, gente, isso é o caos!".
O trabalho pode ser acompanhado e completado em twitter.com/youropera.
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!